Rozès

A excelência dos nossos enólogos

A equipa de enólogos da Rozès é composta por Manuel Henrique Silva e Luciano Madureira. Sendo ambos técnicos superiores formados pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), pelo único curso de Enologia de raiz existente em Portugal, tiveram o seguinte percurso:

Manuel Henrique Silva

Diretor Técnico

Formado em Enologia, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), efetuou o seu estágio curricular numa empresa do sector do Vinho do Porto onde exerceu funções no controlo de Qualidade, no Departamento de Enologia, e foi responsável do Centro de Vinificação. Passou, ainda, pela região do Cartaxo e por Bucelas, até integrar a equipa da ROZÈS, S.A. em 1994.

A sua natural curiosidade académica, a sua paixão pelo conhecimento e a sua exigência técnica na produção dos vinhos do Douro e do Porto, conduziram-no de imediato a assumir as funções de Diretor Técnico e Enólogo Residente na Rozès, estando ao seu cargo a liderança da equipa técnica e engarrafamento.  O trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado em equipa com Luciano Madureira, quer no campo da Enologia, quer no campo da Viticultura, e com o uso de novas tecnologias de vinificação, tem garantido ao longo destes anos a qualidade dos nossos vinhos, facto patente pelas distinções e prémios recebidos.

Luciano Madureira

Diretor de Produção

Formado em Enologia, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realizou o seu estágio curricular na Casa do Douro, após o qual exerceu as funções de Enólogo na Região Demarcada do Douro, até integrar a equipa da ROZÈS, S.A. em 2004.

A sua contagiante energia, a sua capacidade de inovação, trabalho e determinação são a essência que o levam a assumir as funções de Enólogo Residente e Diretor de Produção.  Desde muito cedo, percebeu o potencial dos Vinhos do Douro e neles tem trabalhado afincadamente, para que os nossos Douros sejam, a par com o Vinho do Porto, uma imagem de marca da casa Rozès. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado em equipa, com Manuel Henrique Silva, quer no campo da Enologia, quer no campo da Viticultura, e com o uso de novas tecnologias de vinificação, tem garantido ao longo destes anos a qualidade dos nossos vinhos, facto patente pelas distinções e prémios recebidos.

 


Jorgina Quintela

Assistente de Enologia e Responsável de Compras

Formada em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com uma paixão ardente pelo mundo dos vinhos, traçou o seu percurso profissional através de estágios e experiências enriquecedoras que moldaram a sua carreira. A sua jornada iniciou-se com a formação de Licenciatura e Mestrado em Enologia na UTAD. Foi nesse período que desenvolveu uma curiosidade académica insaciável, sempre em busca de aprofundar os seus conhecimentos e habilidades na produção de vinhos. Efetuou o seu estágio curricular na Rozès, onde o aroma das uvas maduras e a atmosfera vibrante da colheita a cativaram. Além disso, explorou diferentes horizontes, desde a experiência internacional na África do Sul, na Darling Cellars, até à França, onde integrou a equipa da Vranken Pommery Production, em 2023.

A trajetória profissional na Rozès é marcada por um crescimento constante. No entanto, o que mais a apaixona dentro das suas variadas tarefas é o contacto direto com o vinho. É através dessa interação íntima que pode verdadeiramente expressar a sua paixão e dedicação a esta arte.

Graças ao compromisso com a excelência, trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado em equipa, com Manuel Henrique Silva e Luciano Madureira e, por fim, à utilização de novas tecnologias de vinificação, tem continuamente assegurado a qualidade dos vinhos produzidos na Rozès. Esta dedicação incansável reflete-se nas inúmeras distinções e prémios que têm recebido ao longo dos anos, solidificando o seu lugar de destaque no mundo do vinho do Porto e do Douro.