Rozès

Até começarmos a degustação propriamente dita, existe todo um ritual para servir o vinho que vale a pena conhecer! Entender as regras do que se costuma chamar de serviço do vinho, torna toda a experiência ainda mais rica!


1)     A sequência: de modo geral, o serviço deve começar pelo Champagne, como aperitivo, depois virão os brancos leves, em seguida os brancos mais encorpados, os rosés, os tintos leves, os tintos mais encorpados e os vinhos de sobremesa fechando a refeição.

                                         

2)      Garrafas de vinhos brancos e espumantes em geral devem ser mantidas dentro de baldes de gelo para preservar a temperatura. Antes de servir, vire a garrafa de cabeça para baixo no balde e deixe por um minutinho apenas para que ela fique gelada por inteiro!

 

3)      A garrafa de vinho deve ser aberta no ar e não apoiada na mesa. Use um corta cápsula ou uma faca e passe um guardanapo na rolha para tirar qualquer sujidade. Posteriormente, apoie a ponta do saca-rolha no centro da rolha e vá torcendo até que ele esteja inteiro dentro da rolha. Agora, uso o abridor como alavanca e puxe com calma e gestos controlados. É importante ter em atenção que ao sair, a rolha não deve fazer nenhum ruído.

 

4)      Segure a garrafa: é sinal de gentileza deixar o rótulo sempre visível para os seus convidados saberem o que vão beber. A mão que apenas apoia a garrafa pode segurar um guardanapo, isso é útil para evitar respingos e gotas.

 

5)      Todos os movimentos devem ser lentos e deve prestar atenção no que a fazer. O gargalo da garrafa, por exemplo, jamais deve tocar na borda do copo. No final, dê uma giradinha na garrafa para recolher as gotas que sobrarem. O guardanapo ajuda a evitar os respingos.

 

6)      Despeje o vinho lentamente no centro da taça. Se for servir espumante, faça isso de forma ainda mais lenta, espere as borbulhas assentarem e só então complete a taça. Mas atenção, apesar das taças terem bojos grandes, você nunca deve enchê-las. A quantidade ideal seria menos da metade de um copo comum, no caso dos espumantes deve servir ainda menos quantidade de forma a garantir a frescura da bebida.

 

7)      Segurar a taça peça haste e jamais pelo bojo evita que a temperatura da sua mãe interfira na temperatura do vinho.


Todos servidos? Nas degustações "profissionais", costuma-se dizer que o brinde é o aspeto auditivo da experiência de saborear o vinho. Então não perca a oportunidade e depois que terminar de servir todos os convidados, finalize o serviço do vinho com a maior elegância: levante a taça e proponha um brinde! 


n