Rozès

Os amantes de um bom vinho, com certeza, já passaram por alguma experiência de harmonização.

Sabemos que vários aspetos modificam o sabor da bebida, como a comida, o ambiente, a temperatura e até mesmo o perfume das pessoas ao redor. No entanto, uma nova corrente de estudos mostra que música e vinhos também têm uma relação de sabor.

Charles Spence, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford, na Inglaterra, liderou uma equipa de pesquisa para investigar como os sabores interagem com algumas propriedades do som, como o passo e o tempo.

O pesquisador está interessado não só em combinar vinhos e música, mas também em entender qual a atmosfera da refeição perfeita. Com essa pesquisa, ele já descobriu que o sabor dos alimentos e das bebidas é influenciado pelo ambiente. Assim, se o ambiente está agradável, o sabor da comida também estará.

 

                Dicas para harmonizar vinhos e músicas

 

O que o Blog Rozès sabe, até agora, é que ouvir uma boa música acompanhada de um excelente vinho pode ser, por si só, uma experiência deliciosa. Por isso, num momento de apreciação, sem a necessidade de experimentar diversos vinhos, pode escolher as melhores canções baseando-se nas combinações básicas:

Vinhos tintos preferem músicas com sentimentos. Evite canções muito alegres ou tons estridentes. Por isso, para provar um Terras do Grifo Grande Reserva Tinto 2016, a melhor escolha são músicas românticas. Já um Terras do Grifo Tinto 2019 combina melhor com músicas bravas, que amenizam os taninos característicos do vinho. Uma opção é "People are strange - The Doors".

Vinhos doces preferem músicas com tempo devagar e algum ritmo, tocadas no piano. Vinhos ácidos já caem melhor com melodias rápidas, ritmadas, com instrumentos metálicos. Vinhos salgados também gostam desse estilo, mas preferem músicas em ritmo staccato.

Porém, não se prenda a regras, pois, da mesma forma que podemos descobrir novas combinações de harmonização entre alimentos e vinhos, a música deve seguir a lógica, fazendo aquilo que lhe parece bom. Teste as variedades que parecerem boas para si, seguindo suas preferências musicais e de paladar.

A combinação entre música e vinhos deve oferecer, acima de tudo, diversão para os apaixonados pela bebida.


Experimente, aproveite e conte-nos tudo!

 

n